terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vitaminas para a pele e receitas caseiras de máscaras

Olá pessoal, hoje quero falar de um assunto que sempre gostei de ler em revistas e artigos, que é sobre pele e produtinhos caseiros. Aliados às vitaminas, que é outro "assunto paixão" meu, acho que vai ficar bem interessante pra quem curte os temas!
Quem nunca ouviu falar que a saúde começa pela boca? E é verdade, mas não só no sentido de evitar doenças, como também quando se trata de pele, cabelo, unha e corpo no geral. Quando falamos nesse assunto, é indispensável falar também de disposição física e bom sono, que contribuem para nossa saúde e beleza. Para tudo isso, é necessário que se tenha uma alimentação rica em diversos nutrientes como vitaminas, minerais e proteínas. Portanto, àquela velha máxima de que devemos consumir alimentos ricos desses nutrientes como: frutas, legumes, verduras e carnes brancas; é a mais pura verdade. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!


Nutrientes indispensáveis à nossa pele, cabelo e unha:

  • Vitamina A - Essa vitamina antioxidante é responsável pela integridade da retina ocular e da pele. Sua deficiência pode aumentar a propensão à infecções de pele. FONTES dessa vitamina: legumes e frutas de cor amarelo-alaranjado como a laranja, o mamão, a abóbora, cenoura, entre outros; vegetais de folhas verdes; gema de ovo; manteiga e etc.
  • Vitamina E - Além de antioxidante, ou seja, que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, essa vitamina também protege nossas articulações. FONTES: folhas verde escuras; óleos vegetais; frutas oleaginosas como nozes, castanhas, avelãs e amendoins; ovos; germe de trigo e etc.
  • Vitamina B5 - Atua no metabolismo da maioria das células e na produção de energia delas. Sua carência pode causar cansaço, distúrbios do sono, câimbras e distúrbios gastrointestinais - que afetam o bom funcionamento digestivo, resultando em um aspecto melhor da pele. FONTES: fígado, coração, ovos, leite e cereais integrais; ou seja, encontrada em abundância na alimentação. Todas as vitaminas do "complexo B" são fundamentais para à saúde dos cabelos.
  • Vitamina C - Um dos mais importantes antioxidantes é também, formador de colágeno (responsável pela firmeza da pele). Participa da constituição de todas as células do organismo e fortalece o sistema imunológico. FONTES: Frutas e verduras cruas.
  • Selênio - Este mineral é também um ótimo antioxidante. FONTES: pescados, cereais, ovos e castanha-do-pará.
  • Zinco - Mineral responsável pela cicatrização de pele e produção de colágeno. FONTES: carnes, aves, frutos do mar, laticínios e leguminosas como o feijão e a lentilha.
  • Queratina - Esta proteína promove fortalecimento, brilho e aspecto viçoso aos cabelos e pele. FONTE: carnes brancas, leite ou bebida de soja, peito de peru e queijos. As proteínas, de forma geral, são construtoras dos tecidos, portanto ótimas para crescimento e fortalecimento de unhas e cabelos.

 Viram como todos esses nutrientes são encontrados facilmente nos alimentos que temos disponíveis para nossa alimentação?! Principalmente em um país como o nosso que é tropical, e conseguimos encontrar os vegetais e frutas com preços bem acessíveis, especialmente se comprados nas estações inerentes a cada um.

Agora, algumas receitinhas caseiras para pele:

Máscara nutritiva de abacate - 1 abacate, 1 colher (sopa) de creme de leite, mais ou menos 1,5 colher (sopa) de azeite de oliva. Amasse o abacate, junte o creme de leite e azeite suficiente para fazer uma pasta espessa. Espalhe sobre a pele limpa e deixe descansar por 15 minutos. Limpe com um pano úmido e lave o rosto com água morna.

Máscara clareadora - 2 colheres (chá) farinha de aveia, 2 colheres (chá) de leite em pó, meia colher (chá) de óleo de abacate, e 1 colher (sopa) de leite de rosas. Misture todos os ingredientes até obter um creme. Espalhe sobre a pele limpa e massageie. Remova com um pano úmido e morno e lave o rosto com água fria.

Máscara esfoliante de mel e aveia - Misture o mel e a aveia em proporção que esfolie e hidrate sem machucar, mais ou menos o dobro do mel para a aveia. Esses dois produtos limpam a pele castigada pela fuligem da cidade.

Máscara rejuvenescedora - 1 medida de hidratante nívea (embalagem azul), 1 medida de hipoglós (normal ou amêndoas), 1 medida de Bepantol e umas gotinhas de arovit (vitamina A). Misture tudo muito bem e aplique na pele do rosto espalhando bem uniforme, antes de dormir.

*Uma última dica importantíssima: bebam sempre bastante água, que é fundamental para o funcionamento e manutenção do nosso organismo, e ótima para pele também!!!

Essas são minhas dicas de hoje. Qualquer dúvida, podem perguntar que respondo. Bjos e até a próxima!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem estiver marcado como anônimo, por favor, deixe seu nome para uma melhor comunicação! Obrigada!!!