terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Benefícios do chocolate amargo para saúde

Olá a todos! Apesar da minha demora em postar após o retorno da minha viagem, acredito que vai valer muito à pena ter esperado esse tempo, pois o assunto interessa bastante a todos nós: Chocolates! Hummm!!! 


Pois é galera, essa delícia, que por vezes é tachada de vilão pela mídia ou até mesmo por alguns médicos, pode ser de grande benefício à nossa saúde se consumida da forma correta. Ora o chocolate causa espinhas, ora ele aumenta o colesterol, ora ele é super calórico, ora faz bem pra saúde... e assim, nossa cabeça fica perdidinha! Mas calma, que hoje minha intenção é descomplicar! Então vamos lá:

- Primeiro ponto é que realmente, se consumido em excesso, ele se torna bastante calórico e pode engordar sim; mas isso não é nenhuma novidade em termos de saúde, que tudo que é exagerado pode ser maléfico. Portanto, aconselho pra quem é chocólatra, tentar fazer uma troca saudável e gostosa também, por que não, do chocolate ao leite pelo amargo. Abaixo segue as calorias dos tipos mais comuns de chocolates:



  • Chocolate branco - 60g = 340kcal
  • Chocolate ao leite - 60g = 320kcal
  • Chocolate amargo - 60g = 300kcal

Exemplo de tablete com 60g:


- Outro ponto é se a gordura dele aumenta o colesterol: O chocolate "AMARGO", que fique bem claro, possui uma substância denominada de ácido esteárico, que nada mais é que a gordura saturada do cacau, que converte-se no fígado em ácido oléico (tipo benéfico encontrado no azeite de oliva), famoso por proteger as artérias. Portanto gente, esse tipo de chocolate, se consumido com moderação, pode elevar o colesterol bom, diminuindo consequentemente o ruim, no nosso organismo! A recomendação é de que se consuma de 20 a 30 gramas diárias, o que equivale mais ou menos a um bombom ou trufa por dia.

*OBS: Os demais chocolates possuem outras gorduras que são adicionadas à sua composição, que podem ser prejudiciais à saúde!

- Mais um ponto positivo do chocolate amargo é que ele possui os flavonóides, que são substâncias antioxidantes para o nosso organismo. O que isso significa? Essas substâncias chamadas antioxidantes combatem as substâncias oxidantes, ou seja, os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento de nossas células. Esses antioxidantes também evitam que o colesterol ruim se deposite na parede dos vasos.

- Outro fato é que, o que causa as famosas espinhas, não é exatamente a gordura presente no chocolate e outros alimentos, e sim os açúcares presentes neles. Então, como o chocolate amargo possui menos açúcar, assim como menos gordura e calorias que os demais chocolates; ele não é o grande vilão causador das espinhas, e sim os açúcares em excesso presentes nos alimentos!

Resumindo: se fizermos essa troca saudável dos demais chocolates pelo amargo, e incluí-lo inclusive em pequenas quantidades na nossa dieta diária, podemos nos beneficiar e muito deste alimento que só se torna vilão quando consumido em excesso ou, muito processado com vários aditivos e componentes que alteram a sua forma mais natural e saudável, que é ele mais amarguinho mesmo!

E aí galera, será que consegui simplificar um pouquinho sobre esse tema tão saboroso?!
Beijos e até a próxima dica de saúde!!!

2 comentários:

  1. Bloqueira!!! Nem sabia disso!! Beijos Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh brigadinha... mas quem é? Tá anônimo, fiquei curiosa... rsrs :)

      Excluir

Quem estiver marcado como anônimo, por favor, deixe seu nome para uma melhor comunicação! Obrigada!!!