segunda-feira, 11 de março de 2013

Protetor Solar - tirando algumas dúvidas

Hoje vim fazer um post sobre protetor solar, a pedido da minha querida amiga Rê! Primeiro, darei uma breve introdução sobre os raios UVA e UVB, para entendermos melhor a importância dessa proteção que o filtro solar nos oferece. Os raios ultravioletas são extremamente prejudiciais à nossa pele, podendo provocar, além do envelhecimento precoce, algumas queimaduras e até mesmo câncer de pele. Existem três tipos conhecidos desses raios que são: o UVA, UVB e UVC. 
Os raios UVA conseguem ultrapassar a CAMADA DE OZÔNIO, e isso acontece não só no verão, mas durante o ano inteiro. Esse raio penetra profundamente à nossa pele, sendo o grande causador do fotoenvelhecimento. Esse tipo de radiação não provoca o câncer de pele, mas predispõe ao aparecimento do mesmo. 
A radiação UVB ultrapassa parcialmente a atmosfera, mas a sua parte que chega à Terra é extremamente prejudicial, sendo a principal responsável pelo câncer de pele! Especialmente no verão, seus danos se intensificam, podendo causar até queimaduras! 
Já a radiação UVC não consegue ultrapassar ainda à nossa queridíssima CAMADA DE OZÔNIO, porém se não cuidarmos dela e um dia esse tipo de radiação chegar até nós, poderá causar danos ainda maiores do que os danos causados pelo UVB; daí teremos sérios problemas!

Dado esse pequeno resumo para se mostrar a importância desses protetores, vamos ao que interessa!

- Primeira grande questão é sabermos diferenciar um protetor de um bloqueador solar: O primeiro, protege a pele contra as radiações explicadas acima, e o segundo (bloqueador) Também igualmente protege, só que de uma forma um pouco mais intensa; normalmente pra quem tem a pele muito branquinha e sensível, sendo suscetível à vermelhidões ou manchas. O bloqueador é mais espesso, e mais potente, sendo recomendado para quem tem algum tipo de doença de pele mesmo.
- Outra dúvida frequente é sobre seu fator de proteção, o FPSEle sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto. Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia. O FPS está relacionado à proteção contra a radiação ultravioleta B (o uvb), já a radiação ultravioleta A, não vem descrita ainda na maioria das embalagens; portanto, para uma segurança maior, procure nas embalagens a seguinte frase: "proteção solar máxima UVA/UVB"!!!
- Mais uma questão importante é que, o protetor do corpo também irá proteger o rosto igualmente. Porém, existem uns próprios para a pele do rosto, com hidratantes e componentes apropriados à áreas mais sensíveis, e com indicações de tipos de pele, se ela é oleosa ou não. Se sua pele for muito oleosa, procure um que seja específico para esse tipo de pele, para não provocar outros probleminhas como aparecimento de espinhas.
- Aproveitando o ensejo de pele do rosto, o protetor em gel é super recomendado para pele oleosa, uma vez que ela pede cuidados específicos, e componentes que sejam o mais livre de óleo possível em sua composição.
- O tempo para o produto começar a agir na pele, é de 15 a 30 minutos. Portanto, aplique ele na pele por pelo menos 15 minutos antes da exposição solar.
- Mesmo no inverno é necessária a aplicação do filtro solar, pois como já vimos anteriormente, os raios atingem nossa pele durante todo o ano. A diferença é de quantidade de aplicação; não há necessidade de reaplicá-lo muitas vezes no inverno.
- No verão, o filtro deve ser aplicado pelo menos três vezes ao dia: de manhã, na hora do almoço, e mais à tardinha. Agora se você estiver em clube ou praia, obviamente que essas reaplicações serão em maiores quantidades de vezes. De preferência, a cada saída da água, retoque o protetor solar. Se não houver o mergulho, reaplique pelo menos a cada 2 horas.
- Os filtros à prova d'água têm maior fixação na pele; porém, se o tempo de mergulho for grande, o recomendável é que se reaplique.
- Para as crianças e idosos, deve-se usar àquele recomendável para crianças. Os filtros solares comuns, além de impedir a ação dos raios nocivos, também bloqueiam a síntese (a produção) de vitamina D no corpo humano, que é feita na pele, estimulada pela ação do sol. Esse nutriente, porém, tem como principal função ajudar na absorção do cálcio, cuja falta causa, entre outros problemas, a osteoporose.
Protetores específicos para crianças, geralmente, não impedem a ação do sol na síntese da vitamina D - que é muito importante nessa fase da vida para a formação óssea e o crescimento. Portanto, o ideal é, sim, optar por essas versões infantis. 


Bom, com relação a indicação de marca de produtos, aconselho sempre a procurarem um dermatologista ou à orientação de algum especialista sobre o assunto. Pois cada um tem um tipo de pele, e o especialista vai avaliar também sobre casos de câncer de pele na família... e assim por diante. Pele é um assunto sério e delicado; não devemos brincar de dermatologistas nessa hora. Mas pra quem tem curiosidade de saber qual protetor solar eu uso, é esse que costumo utilizar no rosto: Natura Fotoequilíbrio ultra - Emulsão protetora hidratante facial FPS 30 e proteção UVA 90%. Lembrando que o FPS está relacionado somente ao UVB. No caso desse que uso, na embalagem vem descrito também o UVA, que é de 90% de proteção!


Abaixo separei uma lista de mais usados - os faciais - que encontrei no "Blogdasgurias":

1. Photoage Mousse Dermage  
2. Lysalpha SVR 
3. Natura Chronos Fluido Protetor facial Ultraleve
4.  Solar Expertise L’ Óreal Paris
5. Anthelios AC Gel-Creme Toque Seco La Roche-Posay  
6. Filtro Solar Fluid ADCOS

Um abraço a todos e até o próximo post!!! :*

6 comentários:

  1. Esse que voce usa da natura e em gel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser para peles mistas e oleosas, ele não é em gel não! Mas na sua fórmula, fala que ele não é oleoso... e realmente eu não acho oleoso mesmo não! Gosto muito do produto! Obrigada por comentar... :)

      Excluir
  2. O texto sobre radiação me fez lembrar minha tese de doutorado :)
    Gostei!!!!!!
    Bjs, Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, agora fiquei até com medo de ter escrito besteira! Rsrs... mas que bom que gostou!!! Bjossss :*

      Excluir
  3. Rê em primeiro lugar agradeço a citação, vc é um amor mesmo! Ficou maravilhoso e me ajudou muito, pois estou fazendo um tratamento facial para manchas e caiu como uma luva. PARABÉNS!!! Ficou show!!! Bjs, Rê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, me senti lisonjeada com suas palavras... agradeço muito, de coração!!! Bjos querida!!

      Excluir

Quem estiver marcado como anônimo, por favor, deixe seu nome para uma melhor comunicação! Obrigada!!!